Páginas

Quem somos

Em meio a tantas marcas que existem em nosso curso, há uma em especial que identifica estudantes de todo o Brasil: A digital da ENECOS...



É a ENECOS (Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social) que representa quem está cursando Relações Públicas na Universidade Federal do Amazonas até discentes de Rádio e TV da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, além de estar no curso de Comunicação Social na UFPA.

Para fazer com que a voz estudantil ecoe em cada escola deste país, a ENECOS se articula em três eixos, direcionando ações e reflexões: a Qualidade de Formação em Comunicação, a Democratização da Comunicação e o Combate às Opressões. São estes três pontos que dão suporte para organizar meios de diálogo entre estudantes do país inteiro.
Por isso, anualmente, são realizados três Encontros que tem a função de serem espaços de discussão e articulação da ENECOS. Há o ENECOM, que é o Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação Social, o ERECOM, ou Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social e o COBRECOS, que significa Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social.

Mas a idéia de organizar estudantes nacionalmente já existia antes do nascimento da ENECOS em 1991, tanto é que foi fundada durante o XV ENECOM, em Curitiba (PR). Desde o I ENECOM, em 1977, o Movimento Estudantil buscou participar dos rumos da comunicação deste País. Temas como Diretrizes Curriculares, Estágio em Comunicação e Veículos Universitários geralmente ficam de fora da sala de aula, mas sempre foram debatidos pela ENECOS.

Além dos espaços presenciais, a ENECOS também se faz presente no dia-a-dia da universidade, reunindo os Centros e Diretórios Acadêmicos de Comunicação, como o nosso querido CACO, com o objetivo de atuar localmente em cada escola. A ENECOS é dividida em nove regionais, que se organizam nacionalmente a partir de Grupos de Estudo e Trabalho, os GET’s, a fim de criar uma rede de debates e aprofundar conhecimentos sobre a Comunicação.

Em terras paraenses, a ENECOS ressurgiu em abril de 2009, após a realização do ERECOM em Belém. Após dois anos de existência, o Coletivo Pará esteve presente em diversas mobilizações atividades que envolvem a comunicação e o movimento estudantil, como conferências, atos, passeatas e campanhas.

Quem faz ou já fez parte desta identidade, sabe que é uma experiência marcada pela busca da dimensão coletiva e democrática da comunicação. Ao longo de sua trajetória, a ENECOS sempre caminha em direção à defesa dos interesses estudantis que anseiam por uma comunicação mais humana. Deixe sua marca no Movimento Estudantil de Comunicação, participe da ENECOS.